EVENTO: Mostra de Cinema apresenta – “Metropolis”

Mostra de Cinema apresenta – “Metrópolis”

Dia: 20/03 (sexta-feira)
Horário: 19h

O Museo H. P. Prudente de Moraes em parceria com o Projeto Cine SESC Nacional exibirá o longa-metragem alemão “Metropolis”, de Fritz Lang.
Após a exibição haverá uma conversa sobre a obra, com Márcio Mariguela, psicanalista, Doutor em Psicologia da Educação pela Unicamp e colunista do Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

Sinopse: Metropolis é considerado o mais influente e visionário dos filmes mudos. A ação se passa em 2026, num mundo futurístico localizado cem anos a frente da data de realização do filme. Nesse mundo a sociedade vive em uma metrópole não muito diferente das nossas. Porém ela está rigidamente dividida em duas classes: Os cidadãos na cidade superior, possuindo o melhor que a tecnologia pode proporcionar e embaixo os operários, vivendo numa cidade subterrânea com suas famílias, em condições terríveis, mantendo as máquinas que fazem com que as regalias da cidade superior não parem nunca.

metropolis_fritzlangComandados de cima pelo industrial frio e calculista Joh Fredersen, esses operários escravos vivem uma vida de trabalho duro, e aqui e ali surgem planos de revolta dos trabalhadores. Essa revolta é aplacada por Maria, uma mulher simples da classe trabalhadora, que com seu encanto prega a compreensão e o amor aos “irmãos” da cidade alta, e lhes promete que um dia chegará um mediador vindo do “alto”. Esse mediador acaba sendo o filho do industrial Fredersen, que ao se apaixonar por Maria resolve descer à cidade subterrânea e se comove com a vida dos operários. Entretanto, Joh Fredersen descobre que Maria exerce grande influência nos trabalhadores e resolve substituí-la por uma réplica perfeita, um robô, e assim incitar a revolta de forma desordenada entre os trabalhadores, dando motivos para o uso da violência de forma “justificada” e assim aniquilar qualquer pretensão legítima dos mesmos.
Metropolis estreou em Berlim no ano de 1927 em grande estilo. Foi o filme mais caro de sua época, e um marco do expressionismo alemão. Apesar da boa reação da crítica, o filme foi um fracasso de bilheteria, quase falindo a produtora. Levou quase um ano e meio para ser feito e envolveu cerca de 37 mil extras. Dirigido por Fritz Lang e escrito por ele e Thea von Harbou (esposa de Lang), mostrava um futuro distópico que influenciou gerações de escritores e cineastas, e deu fruto a filmes, jogos e livros como: 1984, Blade Runner, Robocop, Final Fantasy 7, entre outros.

Ficha técnica:
Produção: Alemanha – 1926
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang e Thea Von Harbou
Elenco: Brigitte Helm, Alfred Abel, Gustav Frohlich, Rudolph Klein-Rogge, Heinrich George
Classificação Indicativa: Livre

ENTRADA GRATUITA!

Museu H. P. Prudente de Moraes
Rua Santo Antônio, 641 – Centro – Piracicaba/SP
Informações: (19) 3432-2148 / 3422-2069
www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br
Facebook: Museu Prudente de Moraes

Convite Mostra de Cinema - Metropolis -      março-15