A SEXUALIDADE NA ETIOLOGIA DAS NEUROSES
Cronograma: 04 e 18/fevereiro; 04 e 18/março; 01, 15 e 29/abril; 06 e 20/maio; 10 e 24/junho
Quarta-Feira das 19h30 às 21h – vagas limitadas: 15
Pagamento: R$ 60,00 a cada encontro
Local: Rua Saldanha Marinho, 792 – Piracicaba/SP
Inscrição:
1 – Iniciantes: agendar entrevista por email: mmariguela@gmail.com
2 – Atuais membros: confirmar presença até 27/jan
Objetivo:
Inserido no projeto de ensino e transmissão da psicanálise, o Grupo de Estudos em Freud, iniciou em 2013 com a proposta de pesquisar, nos escritos de Freud, os textos em que aparecem a hipótese fundadora do campo epistêmico e clínico da psicanálise: a sexualidade é o agente etiológico dos sintomas psiconeuróticos.
Desde a “Comunicação Preliminar” de 1893 até o “Esboço de Psicanálise” de 1938, Freud manteve a sólida convicção de que os sintomas dos neuróticos (e a partir de 1910, dos psicóticos) são causados pelas fantasias e vivencias sexuais submetidas à repressão/recalque pelo processo civilizatório.
Iniciamos com um conjunto de artigos, rascunhos e cartas que antecederam a publicação dos Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade em 1905. Neles, permanecemos longo tempo estudando as características da pulsão sexual na gênese e percurso da libido sobre o corpo em sua cronologia, estruturação psíquica e produção sintomática.
O objetivo é renovado em percorrer o conjunto da obra freudiana para cartografar a hipótese da sexualidade como agente etiológico. Admitindo que esta hipótese direcionou a construção da teoria psicanalítica e instaurou um corte epistemológico na história da psicopatologia. De igual modo, nas diferentes estratégicas de tratamento do sofrimento psíquico ao longo da história da psicanálise.
Seguiremos, neste semestre, pesquisando os desdobramentos dos Três Ensaios em vários artigos até a construção do caso Hanns e do caso Leonardo Da Vinci, paradigmáticos na sustentação da tese sobre a pulsão sexual infantil.
Bibliografia Básica:
– Meus pontos de vista sobre o papel desempenhado pela sexualidade na etiologia das neuroses (1906) – vol. VII – Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, Imago Editora.
– O esclarecimento sexual das crianças (1907) – vol. IX – Idem
– Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade (1908) – vol. IX
– Caráter e erotismo anal (1908) – vol. IX
– Sobre as teorias sexuais infantis (1908) – vol. IX
– Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna (1908) – vol. IX
– Analise de uma fobia em um menino de cinco anos (caso Pequeno Hans)- 1909 – vol. X – Ibidem
– Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci (1910). Tradução Paulo César Souza. Obras Completas vol.9 – São Paulo: Companhia das Letras, 2013