Grupo de Estudos em Psicanálise – Rio Claro

Desde 2006, um grupo de profissionais do campo psi decidiu estudar Freud e Lacan. Convidaram-me para assumir a função de coordenador e estamos trilhando um percurso de trabalho centrado nos conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, transferência e pulsão.

Atualmente trabalhamos com o Seminário 8 – A Transferência de Jacques Lacan para sustentar hipóteses sobre o manejo da transferência na clínica do real. Os desdobramentos deste trabalho serão apresentados numa Jornada de Estudos que será realizada no segundo semestre de 2010.

Evento  – Jornada ‘O Manejo da Transferência na Clínica do Real’

Descrição

Os membros do Grupo de Estudo em Psicanálise, sediado em Rio Claro, propõem-se a apresentar, em jornada especialmente organizada para tanto, reflexões que tenham por base o Seminário 8, ‘A Transferência’, de Jacques Lacan, objeto dos estudos de tal grupo nos últimos meses, a partir de ideia lançada pelo psicanalista Márcio Mariguela em set./09.

Assim, foi constituído o núcleo chamado ‘4 + 1’ com o propósito de fazer acontecer a jornada – no que se refere a explicitar suas proposituras, a estruturar a apresentação, a encaminhamentos práticos e a sua divulgação –, nos moldes próprios de uma formação lacaniana, tendo em vista o percurso didático no campo da psicanálise a que os membros desse grupo de estudo manifestaram desejo de seguir.

Assim, o ‘4 + 1’ traz como proposta:

1Objetivo: exercício efetivo de inscrição de cada membro em seu percurso analítico, pelos atos da escrita, de sua apresentação pública e da posterior veiculação mais ampla dessas reflexões. As reflexões partirão da experiência clínica, quer na dimensão da extensão quer da intenção, e pessoal de cada membro, tendo por sustentação teórica e conceitual a bibliografia tratada ao longo das atividades do Grupo de Estudo em Psicanálise, bem como aquilo oriundo da vivência em seus encontros, em forma de exposições, debates, análises etc.

Trata-se do desafio e da oportunidade de espelhar a leitura empreendida na dinâmica de estudos desse grupo, com o que se possa espelhar o relato de cada percurso de trabalho com o texto. O sentido é que cada um tome a palavra, voltando ao texto naquilo que o tocou e afetou, em um ato de invenção: inventar um texto, uma escrita de si! Mesmo porque não se escreve daquilo que se sabe, uma vez que o saber não está dado anteriormente; tampouco para produzir ‘saber’ – mas, sim, para ser afetado pelo próprio escrito.

 2Eixo central: Seminário 8, ‘A Transferência’, de Jacques Lacan. Temáticas/ possíveis palavras-chave: inconsciente, repetição, pulsão, transferência, inscrição…

3 Os trabalhos deverão ser entregues em versão eletrônica ao ‘4 + 1’, que se debruçará sobre forma e conteúdo deles, eventualmente fazendo considerações a seus autores. Essa comissão organizará o material recebido, com vistas à sua exposição, segundo a composição de mesas que estabelecerá para a jornada.

4 A forma de apresentação não será obrigatoriamente de leitura do texto encaminhado ao ‘4 + 1’. Desde que tenha por base tal trabalho escrito, cada expositor irá definir o modo de fazê-lo, dentro do tempo máximo de 30 minutos.

5 A jornada será aberta ao público, cabendo ao núcleo ‘4 + 1’ iniciativas de divulgação, indicação de folders e de convites a pessoas relacionadas ao universo da psicanálise e terapêutico de modo geral, de forma a conferir maior visilibidade ao evento.

 6 Será dado prazo de alguns dias, após a referida apresentação, para que os expositores possam conferir eventuais ajustes a seus trabalhos, levando em conta comentários, críticas, sugestões ou ideias que possam surgir durante a jornada e o debate dela oriundo.