Gêmeas – Brasil, 2000 / Direção: Andrucha Waddington
18/junho/2011 – sábado – 15h
Mediadora: Rosana Pires da Silva – psicanalista, membro optante da Associação Campinense de Psicanálise.
Local: Rua Prudente de Moraes, 1314 – Bairro Alto – Piracicaba -SP
Vagas Limitadas (20) – Entrada Franca – inscrição: mmariguela@gmail.com
Fernanda Torres interpretando as Gêmeas
Sinopse:
O roteiro tem como referência a letra de Nelson Rodrigues, extraída de A Vida Como Ela É... O filme gira, como num carrossel, a imagem das gêmeas Iara e Marilena (magistral interpretação de Fernanda Torres). Idênticas, brincam com os homens passando-se uma pela outra, para o desespero do pai (Francisco Cuoco). Num dado momento, Marilena se apaixona por Osmar (Evandro Mesquita), Iara decide seduzi-lo sem que ninguém o saiba.
Numa captura contemporânea do feminino, o diretor assume a função de leitor. Na letra de Nelson Rodrigues, Osmar é o protagonista de um tema de adultério na década de 1950. O filme, ambientado na década de 1980, pro-voca o campo teórico e prático da psicanálise: a função da fantasia e do espelho na constituição da subjetividade. É na fantasia de Osmar, que se pretende “noivo das duas”, que a trama principal de desenvolve. Iara e Marilena marcadas ao nascer pelo dito familiar: “Não se esperava por duas… no berçário, que estava lotado…foram colocadas num só berço, espremidas”;e regidas pela Lei e-ditada pelo pai: “O que se faz por uma é o que se deixa de fazer por outra e não pode ser”. vivemnumjogo de espelho (real e imaginário). Iara-Marilena e Osmar reviverem na fantasia edipiana uma tragédia anunciada pelos recursos do cinema (o noir e a música de suspense): sexo e morte, traição e transgressão…o que não se pode tocar.
A confusão entre idênticas, seduz o espectador para apreender a identidade pelas diferenças. Na necessidade de separação revela um outro jogo em cena: a ambivalência de sentimentos das jovens irmãs, que querem, mas não conseguem, pensar-se sem a outra. A loucura, a psicose, a passagem ao ato… temas atuais na cultura e na prática clínica.
Na web:
» trailer: http://www.youtube.com/watch?v=jFTtNmdtJd4
» noticias: http://www.meucinemabrasileiro.com.br/filmes/gemeas/gemeas.asp