GRUPO DE ESTUDOS EM FREUD 2º SEMESTRE-2015

 

GRUPO DE ESTUDOS EM FREUD

2º SEMESTRE / 2015

A SEXUALIDADE NA ETIOLOGIA DAS NEUROSES

 

Cronograma:  05 e 19/agosto – 02,19 e 30/setembro

14 e 28/outubro – 11 e 25/novembro – 09/dezembro

 

Quarta-Feira das 19h30 às 21h

Pagamento: R$ 60,00 a cada encontro

Local: Rua Saldanha Marinho, 792 – Piracicaba/SP

Inscrição para iniciantes: agendar entrevista através de mmariguela@gmail.com

 

Legada ao domínio público, o conjunto da obra de Sigmund Freud pode ser traduzida e publicada por outras editoras. O leitor de Freud no Brasil encontra diferentes perspectivas no trabalho de tradução. Novas edições direto da língua materna do inventor da psicanálise. Pela Companhia das Letras está em curso a edição das Obras Completas com 20 volumes. Pouco a pouco, o tradutor Paulo César de Souza vai dando à luz um novo volume. No último semestre foi publicado o volume 8 com os textos de 1906-1909: além do clássico caso Hanns, “Análise da fobia de um garoto de cinco anos”, contém os artigos contemporâneos ao “Sobre as teorias sexuais infantis” e “A moral sexual ‘cultural’ e o nervosismo moderno”.

No percurso de trabalho do Grupo de Estudos em Freud concluímos o 1º Semestre/2015 com o artigo “As fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade” (1908). Destacamos os três conceitos em jogo no título: fantasia, histeria e bissexualidade. No tempo de escrituração dos artigos a sexualidade foi elevada à categoria de fantasia sexual. Deste modo, a hipótese da etiologia sexual nas psiconeuroses foi reconstruída por um movimento de torsão em deslocamento, reafirmando sua efetividade clínica.

Se há fantasias histéricas, de igual modo haverá fantasias obsessivas e, depois do caso Schreber em 1911, fantasias psicóticas. Iniciaremos neste semestre com a leitura dos artigos, “Atos obsessivos e práticas religiosas (1907) e “Caráter e erotismo anal” (1908), para investigar as fantasias obsessivas e suas relações com a bissexualidade.

Freud fez de Leonardo Da Vinci um caso. Utilizando clássicas fontes primárias de pesquisa histórica sobre a vida, a obra e o contexto de Leonardo, Freud aplicou sua hipótese da etiologia sexual para analisar as fantasias sexuais em atuação na lembrança infantil do artista.

No período dos artigos citados, Freud escrevia suas “Observações sobre um caso de neurose obsessiva”, o clássico Homem dos Ratos, considerado pelo autor o caso clínico bem-sucedido. Tanto aqui, exemplo máximo de sua prática clínica no início do século 20, como no caso Leonardo, Freud é guiado pela premissa enunciada nos “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” (1905): “os sintomas são a atividade sexual dos doentes”.

 

Bibliografia Básica:

– os textos traduzidos no volume 8, Obras Completas, São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

– “Uma recordação de infância de Leonardo Da Vinci” (1910). Obras Completas. Volume 9. Idem, 2013.