GRUPO DE ESTUDOS EM LACAN 2º SEMESTRE-2015

GRUPO DE ESTUDOS EM LACAN

2º SEMESTRE / 2015

 

                         Seminário 5 – As Formações do Inconsciente

                         Dialética do desejo e da demanda na clínica

                         e no tratamento das neuroses

 

                       

Cronograma: 12 e 26/agosto –09 e 23/setembro

07 e 21/outubro –04 e 18/novembro – 02/dezembro

 

Quarta-Feira das 19h30 às 21h

Pagamento: R$ 60,00 a cada encontro

Local: Rua Saldanha Marinho, 792 – Piracicaba/SP

Inscrição para iniciantes: agendar entrevista através de mmariguela@gmail.com

 

Por ocasião do centenário de nascimento de Sigmund Freud, a revista Estudos Filosóficos publicou um número especial dedicado ao criador da psicanalise. Jacques Lacan foi convidado a prestar sua homenagem e publicou a “Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956” (in: Escritos).

“Para saber o que é a transferência, é preciso saber o que acontece na análise. Para saber o que acontece na análise, é preciso saber de onde vem a fala?”. Esta genealogia da fala foi construída ao longo dos anos 1950 como mote do ensino de Lacan. O Seminário 5 – As Formações do Inconsciente pode ser interpretado nesse hercúleo trabalho de retirar a psicanálise do campo da moral e inseri-la no campo da ética da palavra – local de sua emergência histórica.

Desde 2013 percorremos as lições que compõem a 1ª parte (As Estruturas Freudianas do Espírito), a 2ª (A Lógica da Castração) e a 3ª (O valor de significação do falo). Prosseguimos no 2º semestre/2015 com o estudo das 28 lições que compõe a parte final do Seminário 5: Dialética do desejo e da demanda na clínica e no tratamento das neuroses.

 

 

Para descrever a posição do sujeito na estrutura histérica e na estrutura obsessiva, Lacan articulou a dialética do desejo e da demanda. Nas estruturas clínicas diagnosticadas por Freud na emergência da psicanálise, proponho utilizar um aforismo de Roland Barthes:  “estrutura é o depósito de uma duração” (in: O Grau Zero da Escrita).

Na neurose histérica e na neurose obsessiva Lacan aplicou seu aparato conceitual desenvolvido desde a 1ª lição. As lições finais compõem uma espécie de laboratório para os que inscrevem sua função na condição de psicanalista, praticante da psicanálise.

As lições finais indicam, com rara precisão, os caminhos percorridos até o Seminário 7 – A Ética da Psicanálise. Lugar de onde partimos para chegar, em retrospectiva, ao Seminário 5.