Jornada: A Escrita de Casos Clínicos

Psicanalista analisa contexto cultural entre Freud e Ferenczi

marcio-mariguela-evento-campinasFoto: Isabela Borghese/JP

Márcio Mariguela participa da Jornada: A Escrita de Casos Clínicos, em Campinas, promovida pela Tykhe Associação de Psicanálise.

O psicanalista e professor de filosofia Márcio Mariguela, que desenvolve trabalho clínico em psicanálise em Piracicaba, participa hoje da Jornada: A Escrita de Casos Clínicos, em Campinas, abordando contexto cultural entre Sigmund Freud e o médico húngaro Sandor Ferenczi na criação da psicanálise e sua extensão a  outros campos de estudos: literatura, artes plásticas e educacional. O evento, de acordo com ele, reúne psicanalistas e interessados no trabalho de transmissão da experiência clínica com a psicanálise através da escrita de casos clínicos de tratamento do sofrimento psíquico na atualidade. Mariguela foi articulista do Jornal de Piracicaba de 2012 a 2015 e atualmente escreve artigos para a Revista Arraso.

A programação do encontro, que começa às 8h30 e se estende até o fim da tarde, tem diversas mesas de discussões para variados temas. Mariguela disse que abordará um trabalho de pesquisa sobre a relação entre Freud e Ferenczi na histórica criação da psicanálise. “Ferenczi foi um dos pioneiros no processo de extensão e internacionalização da clínica psicanalítica e na formação de psicanalista. O arquivo com o qual analiso a relação transferencial são mais de 1.200 cartas cambiadas entre 1908 a 1933”, comentou o profissional, acrescentando que o propósito da jornada é agrupar todos os envolvidos com a psicanálise para debater o exercício terapêutico frente às diferentes perspetivas de diagnóstico e tratamento do sofrimento psíquico e suas extensões. Entre os outros temas a serem apresentados durante o dia estão Violência e escrita do Trauma, A Escrita de Caso na Clínica Psicanalítica com Crianças e O que se Aprende com a Escrita do Caso do Homem dos Ratos, de Freud.

Também já confirmaram presença palestrantes como Antônio Moreira de Lima Jr., Deborah Steinberg, Marta Togni Ferreira, Vera Colucci, Mauro Mendes Dias, Luiz Américo Valadão Queiróz, Gabriela Finazzi de Carvalho e Geison de Araújo Santos.

Fonte: Jornal de Piracicaba, 17/10/2015