A formação do psicanalista e a ética da psicanálise: a questão da análise leiga

ceprc“A formação do psicanalista e a ética da psicanálise: a questão da análise leiga”

Marcio Mariguela

Psicanalista com graduação em Filosofia, doutor em Psicologia da Educação pela UNICAMP e autor do livro Psicanálise e Surrealismo: Lacan, o passador de Politzer (Jacintha Editores, 2007). marciomariguela.com.br

A polêmica sobre autorização para a prática da clínica psicanalítica eclodiu no IX Congresso da Associação Psicanalítica Internacional (IPA) em 1925. O grupo majoritário de médicos praticantes da psicanálise exigiam que a condução do tratamento deveria ser instituída como ato médico, excluindo assim os não-médicos do exercício da função. Em julho de 1926, Theodor Reik, formado em psicologia e um dos psicanalistas pioneiros do grupo de Viena, foi acusado legalmente de charlatanismo porque praticava a psicanálise na condição de leigo.

Neste contexto, Sigmund Freud saiu em defesa de Reik e dos demais analistas não-médicos publicando o ensaio “A questão da análise leiga: diálogo com um interlocutor imparcial” e assumindo a psicanálise leiga e que sua sobrevivência na história só seria possível se não ficasse restrita ao ato médico: “leiga significa não praticada por médicos, e a questão seria se também aos não médicos deve ser permitido praticar a psicanálise”.

No contexto da realidade brasileira, o Conselho Federal de Medicina emitiu um parecer (35/12) sobre a prática da psicanálise e concluiu: “não é ato privativo de médico, respondendo penal, civil e eticamente por seus atos todos os que a praticarem”. Também não é uma atividade regulamentada pelo Estado e, portanto, cabe a cada um que se autorize a praticar a psicanálise responder por seus atos.

O encontro visa atualizar a questão da autorização com os princípios da ética da psicanálise estabelecidos por Jacques Lacan em seu retorno a Freud. Com isso, pretendo articular a formação do psicanalista com os efeitos de transmissão da psicanálise reinscrevendo a posição de Freud: a psicanálise é leiga.

Data e hora: 20/02/2016 — Sábado às 9h30        Local: Av. 27, 528 —Anfiteatro (Interfone no. 4)

email para inscrições: cepsicanaliticosrc@gmail.com

Vagas Limitadas!