ESTUDOS EM LACAN – AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE

GRUPO DE ESTUDOS EM LACAN – 2º semestre 2013

SEMINÁRIO 5 – AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE

Cronograma: 14 e 28/agosto; 11 e 25/setembro; 09 e 23/outubro; 13 e
27/novembro – Quartas das 19h30 as 21h – 15 vagas
Pagamento: R$ 350,00
Local: Rua Prudente de Moraes, 1413 – Bairro Alto – Piracicaba -SP
Inscrição para iniciantes agendar entrevista por email:
m.mariguela@gmail.com


Enunciado:

Por ocasião do centenário de nascimento de Sigmund Freud, a revista Estudos Filosóficos publicou em número especial. Nela, Jacques Lacan publicou seu escrito “Situação da psicanálise e formação do psicanalista em 1956″ com um diagnóstico ético sem precedentes e com um aforismo que se impõem como premissa: a psicanálise é o tratamento que se espera de um psicanalista. Ao psicanalista compete suportar a transferência como condição a priori do tratamento: “Para saber o que é a transferência, é preciso saber o que acontece na análise. Para saber o que acontece na análise, é preciso saber de onde vem a fala?”.
Esta genealogia da fala é construída ao longo dos anos 1950 como mote do ensino de Lacan. O Seminário – As Formações do Inconsciente pode ser interpretado nesse hercúleo trabalho de retirar a psicanálise do campo da moral e inseri-la no campo da ética.

No 1º semestre, estudamos as lições I a IV para traçar as distinções entre metáfora e metonímia circunscrevendo o funcionamento da cadeia significante como a gênese da fala e, por conseguinte do sujeito do inconsciente. O artigo “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud” de 1957 publicado nos Escritos tem sido referência básica para a leitura do Seminário 5. Continuaremos o trabalho neste semestre, acompanhando passo-a-passo a transmissão da psicanálise através do ensino de Lacan.

mais informações:
http://www.marciomariguela.com.br/clinica-psicanalitica/eventos/186-seminario-5-as-formacoes-do-inconsciente